Veganismo é uma filosofia que prega não consumir nenhum tipo de produto de origem animal, seja alimentos ou roupas, como lã, seda e couro.
A diferença entre um vegano e um vegetariano é que este, diferentemente dos veganos, consomem ovos, leite e mel, de origem animal.
Os veganos abrangem todas as classes sociais e profissões, mas as mulheres são, geralmente, a maioria – pelo menos onde foram feitas pesquisas – como Inglaterra e Estados Unidos.
Os benefícios de uma dieta vegano continuam a ser revelados a cada dia em estudos científicos e em experiências individuais.
Uma dieta isenta de produtos de origem animal é isenta de colesterol, baixa em gordura (especialmente gordura saturada) e rica em fibras, vitaminas e minerais. Isto significa uma enorme diminuição no risco de doenças como arteriosclerose, infarto, derrame, diabetes, câncer, constipação, entre outras. Além disto, por eliminar alimentos altamente contaminados por antibióticos, hormônios, pesticidas, além de alimentos alergênicos como o leite, este estilo alimentar também evita o surgimento de diversos tipos de alergias e intolerâncias. A dieta vegano também é geralmente baixa em calorias, o que significa um melhor controle de peso e a distância dos desconfortos causados pela obesidade.
Os veganos(as) boicotam qualquer coisa que promova a exploração dos animais:
Roupa: usar couro animal, seda, lã, penas e ornamentos com ossos, marfim etc.
Comida: comer carnes, peixes, ovos, consumir leite e seus derivados, mel e outros alimentos de origem animal ou que contenham substâncias de origem animal.
Produtos: usar cosméticos, sabonetes, pastas de dente, perfumes ou qualquer outro produto que tenha sido testado em animais ou que contenha substâncias de origem animal.
Objetos: usar cortinas, tapetes, almofadas, cobertores, travesseiros, escovas, pincéis, vassouras ou qualquer outro objeto que contribua para a exploração dos animais.
Lazer: fotografar com máquinas que não sejam digitais, freqüentar circos com animais, rodeios, zoológicos, farras do boi, rinhas de cães e galos, caçar, pescar ou fazer qualquer outra atividade considerada como lazer que contribua para a exploração dos animais.
Medicamentos: usar remédios, vacinas ou qualquer outro medicamento que tenha sido testado em animais ou que contenha substâncias de origem animal.
Sem comentários:
Enviar um comentário